Minha história
Sou filósofo e psicólogo de formação. A Filosofia me fez trilhar a carreira de professor. A Psicologia, a de Psicoterapeuta.
Como professor, trabalhei, no início da minha vida profissional, no Colégio Marista Dom Silvério e na PUC Minas. Depois, dei aulas em várias faculdades, como UNA, Fumec, Newton Paiva, Fead e Instituto Marista de Ciências Humanas, o IMACH. Minha inserção nos cursos de Administração preparou o caminho para o Mestrado e o Doutorado na área de ética nos negócios com a consequente inserção na pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas, desde a sua fundação, em 2000, até 2019.
Como psicoterapeuta, fiz minha formação na Técnica Analítico-fenomenológico-existencial ainda estudante de Psicologia da UFMG. Antes mesmo de me formar, fiz meus estágios com a autora da referida Técnica, Maria Auxiliadora de Souza Brasil, como psicoterapeuta assistente no tratamento de adultos em grupo. Com o título de psicólogo, passei a integrar a equipe de profissionais do CEPAFE. Já se vão mais de 28 anos!
Como professor, trabalhei, no início da minha vida profissional, no Colégio Marista Dom Silvério e na PUC Minas. Depois, dei aulas em várias faculdades, como UNA, Fumec, Newton Paiva, Fead e Instituto Marista de Ciências Humanas, o IMACH. Minha inserção nos cursos de Administração preparou o caminho para o Mestrado e o Doutorado na área de ética nos negócios com a consequente inserção na pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas, desde a sua fundação, em 2000, até 2019.
Como psicoterapeuta, fiz minha formação na Técnica Analítico-fenomenológico-existencial ainda estudante de Psicologia da UFMG. Antes mesmo de me formar, fiz meus estágios com a autora da referida Técnica, Maria Auxiliadora de Souza Brasil, como psicoterapeuta assistente no tratamento de adultos em grupo. Com o título de psicólogo, passei a integrar a equipe de profissionais do CEPAFE. Já se vão mais de 28 anos!


Em ambas atividades, eu faço a mesma coisa. Seja como professor, seja como psicólogo, o objetivo é educar e reeducar, melhor forma para contribuir para a felicidade da pessoa. O propósito da psicoterapia é promover o autoconhecimento, base da saúde mental e o caminho mais eficaz para ser feliz. O propósito da ética, principal objeto dos meus estudos, pesquisas e aulas, é ser feliz. Enquanto o diálogo psicoterapêutico permite formar o caráter, o diálogo acadêmico permite informar a pessoa sobre si mesmo e a realidade. Formação e informação compõem as duas dimensões complementares da educação. Não adianta só saber o que é certo, é preciso sentir o que é certo. Não adianta ter a informação somente no cérebro, ela precisa estar harmonizada com o coração; precisa, literalmente, ser conhecida de coração, de couer, de cór, origem etimológica do verbo decorar, que se perdeu nos usos da linguagem.