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Pandemia e os estágios da emoção da criança.

Diagrama: Pandemia e os estágios da emoção da criança.

Comentário:
A angústia é um mal-estar sem objeto.
O medo tem um objeto.
A raiva é uma reação ao medo da angústia.
O falso-amor e a percepção parcial da necessidade de responder de forma civilizada à dependência afetiva ambiente
O amor é a forma civilizada de lidar com a dependência afetiva do ambiente.

Diálogos:

ANGÚSTIA
– Mãe, fica comigo!
– Estou aqui!
– Mais pertinho, Mãe.
– No colo, assim?
– Aham.
– Que foi, minha filha?
– Não sei.

MEDO
– Mãe, fica comigo!
– Estou aqui! Que foi, minha filha?
– Não quero ficar sozinha. Você me faz companhia?
– Claro!
– É que estou com muito medo desse vírus.

RAIVA
– Mãe, me deixa!
– Que foi, minha filha?
– Cansei de você toda hora pertinho de mim! Me deixe sozinha!
– Tá bom! Tá com raiva de mim?
– Não, Mãe! Tô com raiva de não poder fazer nada para acabar com esse vírus!

FALSO-AMOR
– Mãe, você me ama?
– Claro que amo!
– E o papai?
– Papai também te ama! Por que isso agora?
– Quero muito me sentir amada para não sentir a raiva, o medo e esse vazio dentro do meu peito!

AMOR
– Mãe, você pode vir aqui?
– Estou aqui. Que foi, minha filha?
– Já que não podemos sair de casa, vamos jogar baralho?
– Sim, vamos! Está melhor?
– Sim. Continuo com medo e com raiva desse vírus, mas resolvi aceitar a realidade.
– Que bom! Você dá as cartas?

Baseado na Teoria Psicoterapêutica Analítico-fenomenológico-existencial. (BRASIL, 2015, v.2)

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