Dizem que filho não vem com manual de instruções. Não vem mesmo. Por isso mesmo é importante que pais e mães se instruam sobre o processo de educação de seus filhos. A aprendizagem de como educá-los não precisa ser um método de ensaio e erro, aquele baseado no uso de várias tentativas até acertar uma que resolva o problema. A ciência já sabe muito sobre o processo de desenvolvimento das habilidades mentais, motoras e afetivas ao longo ao longo de cada fase da criança e do adolescente. Conhecê-las é fundamental para amenizar as dúvidas e a insegurança de ser responsável pelo ser mais lindo que cada mãe e cada pai trouxe ao mundo.
Meu sogro era professor de matemática. Ele costumava falar que para a pessoa gostar de matemática ela precisa saber matemática. E para saber a matéria dos números, ele dizia, é preciso começar do começo, formar as bases da compreensão dos problemas mais complexos. Educar exige o mesmo cuidado didático. Em meu trabalho como educador e psicoterapeuta, vejo mães e pais a exigir dos seus filhos, metaforicamente, que eles saibam realizar operações de divisão sem nunca terem aprendido as operações de adição, subtração e multiplicação. Assim, como na matemática, o processo de educar ensina que a aquisição de uma competência prepara a aquisição de outra. A educação não dá saltos na aprendizagem.
Explicar para a criança de 3 anos o custo de uma cortina que ela insiste em puxar, sujar e estragar é como falar de raiz quadrada para quem nem sabe somar. Castigar uma filha de 4 anos porque ela mentiu é o mesmo que punir uma criança de 1 ano porque ela fez cocô na fralda. Deixar de explicar para um filho de 8 anos a razão prática de um não a um pedido dele é o mesmo que privá-lo de fazer exercícios para aprender uma matéria.
Tudo tem seu tempo. O desenvolvimento neurológico e psicológico da criança obedece a uma sequência já conhecida e facilmente previsível. Tomar posse desse conhecimento ajuda pais, mães e educadores a não se surpreender com o comportamento das crianças e adolescentes e saber como lidar com as situações em cada uma das idades. Esse conhecimento não é um manual de instruções, é verdade. Mas que ajuda, ajuda!
Informe-se sobre o curso “A Arte de Educar”, ministrado pelo professor, educador e psicoterapeuta, Dr. Roberto Patrus. O curso explica como o conhecimento das fases evolutivas do desenvolvimento contribui para a educação da criança e do adolescente.
Ligue: (31) 3225-7181 ou (31) 999127243