Pular para o conteúdo

Sobre

sobre o site

Este site reúne textos, vídeos e podcasts sobre psicologia, filosofia, educação e ética. Destina-se a educadores, pais, mães, professores e todos aqueles que se interessam por pensar o grande milagre da vida. Somos hóspedes no planeta Terra, sem condições de prever a origem e o destino de nossa trajetória, peregrinos que somos desde o nascimento até a morte. Saber o que se está fazendo da própria vida é o que eu entendo como liberdade. Contribuir para que outras pessoas pensem sobre o que estão fazendo da própria vida é ajudar na sua educação para a liberdade.
Didaticamente, dividimos os textos da página principal do site (Início) em duas seções. A seção “Educando” é dirigida a mães, pais, professores e pessoas interessadas na arte de educar. Minha experiencia mostra o quanto as mães e os pais sofrem por falta de conhecimento. Dizem que filhos não vêm com manual de instrução, mas a ciência da psicologia, da medicina, a neurologia, em especial, já conhecem o processo de desenvolvimento do ser humano nas fases da infância, da adolescência e, também, da adultez. A seção “Filosofando” traz reflexões sobre o cotidiano, os mitos, as palavras e os pensamentos dos teólogos, filósofos e cientistas em sua busca de conhecer o mundo e a si mesmos. Dirige-se a todos que gostam de pensar e refletir sobre a vida, as palavras, os símbolos.
O “Blog” coleciona os artigos que foram apresentados nas seções “Educando” e “Filosofando”. Na página inicial, vão estar os artigos mais recentes.
A seção de “Cursos e Palestras” informa os leitores acerca de palestras, cursos e demais atividades oferecidas por mim. Ao entrar em contato, as pessoas, famílias ou empresas podem ter mais informações.
A seção “Livros” registra algumas de minhas obras publicadas. É uma forma de conhecer por onde avançaram as minhas pesquisas e publicações acadêmicas.
“Podcasts” é uma seção que disponibilizará áudios para aqueles que preferem ouvir ou que não podem ler.
“Agenda” é a seção que apresenta a oferta dos meus cursos e palestras abertos à comunidade.

Minha história

Sou filósofo e psicólogo de formação. A Filosofia me fez trilhar a carreira de professor. A Psicologia, a de Psicoterapeuta.
Como professor, trabalhei, no início da minha vida profissional, no Colégio Marista Dom Silvério e na PUC Minas. Depois, dei aulas em várias faculdades, como UNA, Fumec, Newton Paiva, Fead e Instituto Marista de Ciências Humanas, o IMACH. Minha inserção nos cursos de Administração preparou o caminho para o Mestrado e o Doutorado na área de ética nos negócios com a consequente inserção na pesquisa acadêmica no Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas, desde a sua fundação, em 2000, até 2019.
Como psicoterapeuta, fiz minha formação na Técnica Analítico-fenomenológico-existencial ainda estudante de Psicologia da UFMG. Antes mesmo de me formar, fiz meus estágios com a autora da referida Técnica, Maria Auxiliadora de Souza Brasil, como psicoterapeuta assistente no tratamento de adultos em grupo. Com o título de psicólogo, passei a integrar a equipe de profissionais do CEPAFE. Já se vão mais de 28 anos!
Em ambas atividades, eu faço a mesma coisa. Seja como professor, seja como psicólogo, o objetivo é educar e reeducar, melhor forma para contribuir para a felicidade da pessoa. O propósito da psicoterapia é promover o autoconhecimento, base da saúde mental e o caminho mais eficaz para ser feliz. O propósito da ética, principal objeto dos meus estudos, pesquisas e aulas, é ser feliz. Enquanto o diálogo psicoterapêutico permite formar o caráter, o diálogo acadêmico permite informar a pessoa sobre si mesmo e a realidade. Formação e informação compõem as duas dimensões complementares da educação. Não adianta só saber o que é certo, é preciso sentir o que é certo. Não adianta ter a informação somente no cérebro, ela precisa estar harmonizada com o coração; precisa, literalmente, ser conhecida de coração, de couer, de cór, origem etimológica do verbo decorar, que se perdeu nos usos da linguagem.
Educador

Etica e felicidade

Não vejo outra finalidade na vida do ser humano a não ser a felicidade. Ser feliz exige não se prejudicar, não prejudicar os outros e não deixar que os outros o prejudiquem. Curiosamente, ser ético implica, da mesma forma, não se prejudicar, não prejudicar os outros e não deixar que os outros se prejudiquem. Somos éticos para sermos felizes. Ser feliz impõe dar-se o respeito, respeitar e fazer-se respeitado. Na verdade, ser ético e estar mentalmente saudável é a mesma coisa. Promover ambos, seja como professor, seja como psicoterapeuta, é o que me faz um educador.

Cursos e Palestras

Palestras

Saiba mais sobre as palestras oferecidas por mim.

Cursos

Saiba mais sobre os cursos oferecidos por mim.