Curso Online
“A ARTE DE EDUCAR”

Como o conhecimento das fases evolutivas do desenvolvimento contribui para a educação da criança e do adolescente.
Informações
Público alvo:
Pais, professores, educadores e demais adultos.
Objetivos do curso:
– Conhecer os comportamentos esperados em cada estágio evolutivo da criança e do adolescente;
– Reconhecer eventuais perturbações no desenvolvimento de crianças e adolescentes;
– Identificar condutas que podem ser estimuladas ou evitadas para a educação da criança e do adolescente em cada um dos seus estágios;
– Sentir-se mais seguro e bem informado sobre a educação dos seus filhos e/ou alunos.
Professores:
Titular: Dr. Roberto Patrus
Diretor de Psicoterapia do Centro de Psicoterapia Analítico-fenomenológico-existencial (CEPAFE). Doutor em Filosofia, professor, educador e autor de vários livros.
Assistente: Frederico Leal
Mestre em gestão do conhecimento, especialista em Relações Humanas com base na Psicoterapia Analítico-fenomenológico-existencial.
Duração:
8 horas/aula divididas em 4 encontros de 100 minutos cada.
Informações:
Pelo email: contato@fsb.org.br
Por telefone ou zap: (31) 99912-7243

Dizem que filho não vem com manual de instruções...
Não vem mesmo. Por isso é importante que pais e mães se instruam sobre o processo de educação de seus filhos. Assim, como no ensino da matemática, o processo de educar pressupõe que a aquisição de uma competência prepare a aquisição de outra. A educação não dá saltos na aprendizagem. Em meu trabalho como educador e psicoterapeuta, vejo mães e pais a exigir dos seus filhos, metaforicamente, que eles saibam realizar operações de divisão sem nunca terem aprendido as operações de adição, subtração e multiplicação. Explicar para a criança de 3 anos o custo de uma cortina que ela insiste em puxar, sujar e estragar é como falar de raiz quadrada para quem nem sabe somar. Castigar uma filha de 4 anos porque ela mentiu é o mesmo que punir uma criança de 1 ano porque ela fez cocô na fralda. Deixar de explicar para um filho de 8 anos a razão prática de um não a um pedido dele é o mesmo que privá-lo de fazer exercícios para aprender uma matéria. Tudo tem seu tempo. O desenvolvimento neurológico e psicológico da criança obedece a uma sequência já conhecida e facilmente previsível. Tomar posse desse conhecimento ajuda pais, mães e educadores a saber como lidar com as situações em cada uma das idades. Esse conhecimento não é um manual de instruções, é verdade. Mas que ajuda, ajuda!
Por: Roberto Patrus
A Fundação Souza Brasil – FSB
É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, constituída em 07 de outubro de 2006 com o objetivo de difundir o ideário humanístico da Professora Doutora Maria Auxiliadora de Souza Brasil e a Teoria e a Técnica Psicoterapêuticas Analítico-fenomenológico-existenciais – TAFE, por ela desenvolvidas, ambos expressos em suas obras e em sua trajetória pessoal e profissional como professora, psicóloga e pesquisadora.

A Escola Existencial Otavio de Oliveira Brasil – ESEX

É uma instituição particular de ensino mantida pela FUNDAÇÃO SOUZA BRASIL, com sede em Belo Horizonte, que ministra cursos de especialização e formação de psicoterapeutas, cursos de especialização e aperfeiçoamento em relações humanas, cursos de atualização e formação de pessoas para psicólogos, médicos, profissionais, educadores, pais e adultos em geral. Desenvolve também programas de intervenção psicossociológica, tratamento de grupo e promove e incentiva a pesquisa científica no âmbito do conhecimento do ser humano e do grupo humano.